Watson da IBM será treinado para combater cibercrime

Projeto da IBM Security inclui parceria com 8 universidades e serviço de nuvem que oferecerá insights sobre ameaças emergentes e recomendações de como impedi-las

Não é segredo que muito da sabedoria do mundo se encontra em dados não estruturados, ou no tipo de dado que não é, necessariamente, quantificado e arrumado. E agora, a IBM está colocando o Watson para tornar esse conhecimento mais acessível.

Nessa terça-feira (10), a IBM Security anunciou um projeto em colaboração com oito universidades para ajudar a treinar o sistema de inteligência artificial Watson. O objetivo? Combater o cibercrime.

O conhecimento sobre ameaças está, frequentemente, escondido em fontes não estruturadas como blogs, relatórios de pesquisa e documentos, explicou Kevin Skapinetz, diretor de estratégia para a IBM Security.

“Vamos dizer que amanhã haja um artigo sobre um novo tipo de malware, e depois uma série de blogs na sequência”, explicou Skapinetz. “Essencialmente o que nós estamos fazendo é treinar o Watson não apenas para entender tais documentos existentes, mas para adicionar contexto e fazer conexões entre eles”.

No último ano, os especialistas da própria IBM Security têm trabalhado para ensinar o Watson a “linguagem de cibersegurança”, disse Skapinetz. O sistema foi alimentado amplamente com milhares de documentos para ajudá-lo entender o que é ameaça, o que ela faz e quais indicadores estão relacionados, por exemplo.

“Você vai através do processo desde anotar documentos não apenas para pronomes e verbos, mas também o que tudo isso significa quando reunido”, disse Skapinetz. “Depois o Watson consegue fazer associações”.

Agora a IBM tem como foco acelerar esse processo de treinamento. Nesse semestre, a companhia começará a trabalhar com estudantes em universidades incluindo a Universidade Politécnica do Estado da Califórnia em Pomona, Penn State, MIT, Universidade de Nova York e Universidade de Maryland, além das universidades canadenses de New Brunswick, Ottawa e Waterloo.


Posts Em Destaque